Consciência Ambiental

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

O contato com o mundo natural é muito importante, a sensação de ver, ouvir e até cheirar um animal é algo único e que para muitos só poderá ser oferecido num zoo.

 

 

 

 

 

 

Educação, Ciência e Conservação

O contacto com os animais é tão forte e marcante que potencia uma aprendizagem mais fácil e uma consciência ambiental mais imediata. Os zoos são ferramentas educacionais fabulosas!!

 

Milhões de pessoas visitam zoos em todo o mundo, alguns milhares visitam o Krazy World Algarve Zoo. Que propõe isso mesmo, envolver as pessoas no mundo natural e na sua vida selvagem, educando e consciencializando para a fragilidade da mesma e para problemas ambientais atuais e pertinentes.

Todos os anos o Krazy World Zoo melhora as condições de bem-estar animal, promovendo várias formas de enriquecimento ambiental e reabilitando habitats. Também a área da educação tem sido fortemente valorizada através de workshops na área da conservação da natureza.

 

 

 

Desde a reabilitação de ecossistemas naturais no interior do parque à erradicação de plantas invasoras e utilização sustentável destas enquanto recurso, o zoo promove a educação ambiental e a preservação da biodiversidade.

 

O zoo está neste momento em processo de admissão na Associação Ibérica de Zoos e Aquários (AIZA), continuando o seu trabalho como entidade zoológica idónea. Cooperando com entidades ambientais e complementando o trabalho destas, o zoo recebe espécimes confiscados, abandonados e irrecuperáveis, incluindo-os na sua coleção zoológica, educando e alertando os visitantes para as boas práticas ambientais e para uma escolha adequada dos seus animais de estimação.

 

 

 

menina grande com globo e borboleta

O zoo apoia projetos europeus como o LIFE Trachemys e projetos nacionais como o “Charcos com vida”, cooperando com entidades oficiais como o ICNF, a Universidade do Porto (CIBIO), a Universidade de Coimbra (CEF), o Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC) e centros de reabilitação como o RIAS. Face à crescente perda de biodiversidade, o trabalho do zoo tem demonstrado ser uma mais valia em termos de conservação e investigação, salvaguardando espécies sensíveis ou ameaçadas como o cágado europeu Emys orbicularis e o sapo corredor Epidalea calamita.

 

Continuaremos o nosso trabalho krazy, fazendo a diferença a cada dia e a cada pessoa que nos visita!

Somos o 1º Zoo em Portugal com pegada de carbono neutra!

 

 

 

Conservação e Investigação

O KW é um espaço de estudo, conservação da biodiversidade e educação ambiental. Como membro recente da AIZA (Associação Ibérica de Zoos e Aquários), o KW pretende brevemente incorporar programas EEP (European Endangered Species Programme) e ESB (European StudBook) quando se candidatar a membro efetivo da EAZA (Associação Europeia de Zoos e Aquários).

aiza

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O KW possui protocolos de cooperação com a ESAC do Instituto Politécnico de Coimbra e com a Universidade do Algarve. Os planos de investigação podem contemplar estágios de licenciatura, teses de mestrado ou doutoramento. Também são realizados estágios de veterinária organizados pela federação académica de medicina veterinária- FAMVet, dando apoio direto às áreas animais em tarefas diárias de bem-estar animal, nutrição, enriquecimento ambiental, manutenção de habitats, maneio e cuidados veterinários.

 

esacualg

 

 

 

 

 

O KW contribui também para a conservação da natureza através de acções de formação na área das espécies invasoras vegetais (Fevereiro2014 e 2016), na área da recuperação de charcos (março 2014), em interpretação do património natural e cultural (Maio 2014) e em captura e maneio de espécies selvagens/exóticos (Novembro 2017).

 

a.formaçaoplantas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

interpretaçãocharcos